O trabalho de expansão nuclear da Coreia do Norte em Yongbyon está avançando, disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, nesta segunda-feira (6).
“Um telhado foi instalado no anexo da instalação de enriquecimento por centrífuga relatada, então o anexo agora está completo externamente. Perto do reator de água leve (LWR), observamos que o novo prédio que estava em construção desde abril de 2021 foi concluída, e a construção começou em dois edifícios adjacentes”, disse Grossi aos representantes dos 35 países que fazem parte da agência.
Um dos oito mísseis lançados em exercício conjunto entre Coreia do Sul e Estados Unidos, em 6 de junho de 2022. — Foto: Governo da Coreia do Sul via AFP
Em um exercício conjunto, a Coreia do Sul e os Estados Unidos dispararam nesta segunda-feira (6) oito mísseis balísticos, anunciou Seul.
O Estado-Maior Conjunto sul-coreano afirmou que os aliados lançaram mísseis terra-terra do sistema ATACMS contra alvos no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.
A ação, que durou dez minutos, aconteceu um dia depois de Pyongyang ter lançado oito mísseis balísticos de curto alcance após exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul que mobilizaram um porta-aviões.
“Nosso exército condena veementemente a série de mísseis balísticos provocadores e exige o fim dos atos que aumentam as tensões militares na península”, acrescentou o Estado-Maior.
Os disparos desta segunda-feira representam a segunda demonstração de força conjunta entre Seul e Washington desde a posse do novo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, que defende uma postura mais firme contra Pyongyang.
Leave a Reply