• Início
  • Contato

Jornal do Ale

Notícias do Mundo Todo!

  • Enocomia
  • Outros
  • Mundo
  • Tecnologia e Games
  • Turismo e Viagem
  • Ciência e Saúde

'Ou morremos, ou vencemos', dizem mulheres iranianas após seis meses de protestos e repressão

March 9, 2023 by jornaldoale.com Leave a Comment


Protestos no Irã aumentaram desde a morte em setembro de 2022 da jovem curda iraniana Mahsa Amini, detida pela polícia moral em Teerã por usar um véu de forma considerada imprópria. Protesto no Irã, em setembro de 2022 (imagem ilustrativa)
REUTERS – NACHO DOCE
Há seis meses as iranianas encampam um movimento de contestação inédito contra o regime de Teerã. Apesar da repressão e das ameaças constantes, elas continuam uma luta que vai bem além do uso obrigatório do véu, como contam as testemunhas ouvidas pela RFI nesse Dia Internacional das Mulheres.
“Eu posso estar tremendo de frio, mas me recuso a colocar um lenço ou um chapéu! Mesmo se o inverno é intenso, não quero que eles [as forças de segurança] pensem que eu cedi ou que estou com medo.”
A declaração de Haleh, uma iraniana de 58 anos, resume a postura de boa parte de suas compatriotas desde a morte em setembro de 2022 da jovem curda iraniana Mahsa Amini, detida pela polícia moral em Teerã por usar um véu de forma considerada imprópria.
Como muitas de suas compatriotas, Haleh mantém a cabeça erguida, descoberta, e não esconde a sua “aversão” ao regime. Moradora de Teerã, ela diz que nunca apoiou o véu obrigatório, nem tampouco “as outras leis draconianas da República Islâmica”. E desde a morte de Mahsa Amini, passou a atuar em vários grupos de oposição, participando em comícios, distribuindo panfletos e militando a favor da desobediência civil.
“Nossas reivindicações obviamente não se limitam à exigência da liberdade de nos vestirmos como queremos”, insiste Morvarid, 27 anos.
“Mas como o véu é a principal ferramenta do regime islâmico para reprimir as mulheres, esse acessório se tornou para elas o principal símbolo da luta. Por isso que, desde o início das tensões, resolvemos retirá-lo, rejeitá-lo, queimá-lo”, completa Haleh.
Uma luta histórica
Desde que Tâhereh, uma poetisa executada no século 19 após ter retirado seu véu em público, as iranianas nunca pararam de lutar contra o extremismo religioso. No entanto, com o estabelecimento da República Islâmica em 1979, as restrições passaram a ser regidas pela lei de proteção à família.
O texto “promove o casamento de meninas, independentemente da idade, e incentiva a abundância de gestações, sempre com o objetivo de colocar as mulheres em uma espécie de prisão domiciliar. A obrigatoriedade do véu foi apenas um dos instrumentos de poder para atingir esse objetivo geral”, relembra Atena Daemi.
“O movimento atual exige a mudança completa do regime”, resume Pooran Nazemi, ex-presa política e defensora dos direitos humanos. Ela foi uma das signatárias, em 2019, de uma carta aberta chamada “Call of 14” exigindo a renúncia do líder supremo, Ali Khamanei, e a mudança do sistema político no Irã. Atualmente, Nazemi aguarda a decisão do Tribunal Revolucionário em um novo julgamento. Mas isso não a impede de continuar sua luta, se manifestar na mídia e postar mensagens e vídeos nas redes sociais para reafirmar sua determinação.
“As mulheres iranianas conhecem seus direitos, sabem o que lhes foi roubado e lutam para recuperá-los. Mesmo que o poder reprima de diversas formas, elas resistem e, no meu ponto de vista, isso é muito importante”, diz Atena Daemi, ativista dos direitos humanos que, aos 34 anos, já cumpriu cinco anos de prisão por sua ação militante.
Isolamento do Irã no cenário internacional
Pooran Nazemi ressalta que o isolamento do Irã no cenário internacional é apenas a consequência “da política e do comportamento de suas autoridades incompetentes”, que “desde o início se impuseram ao país a base de enganação e hipocrisia”. Segundo ela, a população “não é boba” e sabe agora que “a situação deplorável do país resulta da estrutura do regime atual e não, como afirmam as autoridades, da ação de ‘inimigos’ [externos]”.
Essa é uma constatação compartilhada por muitos jovens. “Além das restrições aos direitos das mulheres e da ausência de liberdades, tudo está desmoronando”, lança Hedieh, de 27 anos.
“A situação econômica é desastrosa. Em algumas cidades, a distribuição de gás e eletricidade é racionada, como durante uma guerra. Faltam remédios, o número de suicídios, que já era alto, aumentou, a depressão avança e todos estão convencidos de que para ter uma vida simplesmente normal é preciso acabar com o regime da República Islâmica”, defende. Segundo ela, “a população sabe muito bem que quem nos governa é incompetente e nem se importa com o agravamento da situação”.
Após um longo silêncio, com a voz embargada, ela continua: “O que temos a perder? Nada! De que adianta viver se você não pode ser livre e se não tem futuro?”, se questiona.
“Então vamos até o fim. Ou morremos, ou vencemos. A República Islâmica sempre foi sinônimo de terror. As mulheres hoje andam de mãos dadas. O medo se foi e o regime islâmico vai embora com ele, em breve!”, anuncia.
Manifestações diminuíram, mas mobilização continua
Embora as manifestações de rua pareçam menos frequentes, a determinação dessas mulheres segue intacta e mais forte do que nunca.
“É verdade que os grandes protestos foram suspensos, mas todos estão prontos para retomar o movimento assim que puderem. Enquanto isso, lutamos de formas diferentes. As pessoas estão expressando sua raiva e também seu desespero nas redes sociais”, relata Morvarid, uma iraniana de 27 anos.
“A vida parece continuar [normalmente] no Irã, mas todos estão convencidos de que essa revolta terá resultados”, diz Hedieh.
“Ainda que haja menos manifestações, a aversão aos valores promovidos pelo regime é cada dia mais evidente. Está crescendo o número de mulheres que andam nas ruas sem véu em Teerã, mas também em muitas cidades do interior. É, em si, um ato permanente de protesto”, explica.
Menina relata o que sentiu em novo ataque no Irã
JN
Alunas envenenadas
Outra forma de agir atualmente é por meio de greves, como as paralisações registradas no setor da educação, principalmente após o envenenamento de meninas em dezenas de escolas pelo país, em um episódio que indignou a população.
“Muitos acreditam que o envenenamento das estudantes é um ato de intimidação e vingança por parte do poder. Porque as alunas também estiveram na linha de frente dos protestos tirando seus véus, rasgando as fotos [dos líderes religiosos] Khomeini e Khamenei”, insiste Atena Daemi.
Para Ronak, uma moradora de Kermanchah, “a ausência de uma reação efetiva das autoridades [após os casos de envenenamento] demonstra seu envolvimento neste ato que deve ser qualificado como terrorista. O que mais me entristece é que desta vez as crianças também são alvo do poder. Crianças que ignoram totalmente nossas lutas. Esse crime não pode ficar impune”, afirma.

Source link

Filed Under: Mundo

You May Also Like

Por que brasileiros não podem doar sangue em alguns países | Saúde
Diamante rosa raro de R$ 180 milhões vai a leilão em Nova York | Mundo
Presidente de Taiwan viaja à América Central com escala polêmica nos Estados Unidos

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Lista Completa de Receitas Low Carb

June 4, 2022 By jornaldoale.com Leave a Comment

A dieta nunca é fácil, mas com o crescimento da Internet, ela definitivamente se tornou mais fácil. Você não precisa ficar sentado folheando livro após livro para encontrar uma boa receita. Agora, você pode simplesmente pesquisar no Google, e centenas de receitas surgem. Muitas receitas vêm com classificações e comentários de leitores que fizeram a […]

8 Mitos irritantes sobre a dieta de baixo teor de carboidratos

May 28, 2022 By jornaldoale.com Leave a Comment

A dieta pobre em carboidratos traz algumas críticas e alguns MYTHS infundados devido a seu enorme sucesso. Esperamos ter erradicado todas essas noções injustificadas de sua mente quando você terminar de ler este artigo na íntegra. Aqui estão os mitos mais comuns associados ao plano de dieta pobre em carboidratos. Eles não estão em nenhuma […]

7 Sensible Ways to turn Diet Right into a Gross sales Machine

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Secondly – Either everyone has to go on the diet or no one. You weight loss diet plan should be one focused on the long term, not the quick fix. Understand that when you first being a new nutrition and exercise plan the weight will come off fast at first, but for most people the […]

How Long Should We Stay At Fitness

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Colon cleansing diet is not some thing a very special diet that has been designed for colon cleansing. The most common thing that needs to be followed while curing or managing any health related disorder is to modify your life style. Perhaps it is due to the media and aMa which glorify the life of […]

Nuts And Beans – Healthy Foods To Go With Your Low Carb Diet

May 27, 2022 By jornaldoale.com

This will help you to eat a more balanced diet and be more active. Weight loss plans that have meal guidelines make it easy to lose weight because you are preparing your own meals while still eating foods that help lose weight. There are a lot of different do’s and don’ts in concern to the […]

7 Tips To Strengthen Your Immunity

May 27, 2022 By jornaldoale.com

People don’t realize the importance of an abs diet so this article focuses on helping you understand that no amount of exercise would be sufficient for you to get your six pack abs unless this is complemented by your adherence to a proper abs diet. A renewed energy after five or six days. Just about […]

Psoriasis – The Best Diet

May 27, 2022 By jornaldoale.com

This diet is efficient in burning lots of calories as compared to other diets. Low carb diets have produced favorable results for millions of people. No one can tell you what you have learned about yourself over the years, and as much as you want to believe that there’s some cookie cutter approach to diets […]

Easy Weight Loss Tips – Make Weight Loss Work For You

May 27, 2022 By jornaldoale.com

First of all, if you suffer from arthritis, any type of lifestyle change including your diet should be discussed thoroughly and approved by your physician. Menu for low fat diet is balanced and provide the body with the necessary nutrients and vitamins; it is recommended not to change it if you want to archive good […]

Hydroxycut Recalled – Another Dieting Shortcut Gone Bad!

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Fish Oil. This diet is best for the heart, as it contains omega 3 fatty acids that are proven to prevent heart disease. Previously we all believed saturated fats were bad for you, and your heart. 4. avoid trans fats, known to raise LDL (bad) cholesterol and bring down HDL (good) cholesterol, while also increasing […]

The Low Fat Diet – Why Did It Fail

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Everyone seems to be on a diet or weight loss program. Don’t just stick with one exercise program. There is no absolute rule in choosing a diet program to follow or the duration it must be taken, but a general rule of thumb suggests to change your diet temporarily (one month or less) in order […]

Seja bem vindo(a) ao Jornaldoale.com, todos os dias você vai encontrar notícias nacionais e internacionais para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no nosso país e ao redor do mundo.

Você vai encontrar diversas notícias sobre tecnologia, turismo viagem, política e também economia, nunca foi tão fácil se manter atualizado!

 

 

Copyright © 2023 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in