Em entrevista a Natuza Nery, Tanguy avalia que a percepção de risco dos países apoiadores da Ucrânia diminuiu com o passar do tempo. Após meses de recusa em enviar para a Ucrânia armamentos pesados, Estados Unidos e Alemanha mudaram de postura e e reforçaram o apoio contra a Rússia.
Tanguy Baghdadi, professor de relações internacionais e fundador do podcast Petit Journal, explica o novo momento do conflito: “Existe uma percepção de que é agora ou nunca”.
Tanque de batalha Leopard 2 durante treinamento em Munster, na Alemanha, em 28 de setembro de 2011
Michael Sohn/AP
“Se isso não acontecer agora, é possível que a Rússia consiga, de fato, retomar vários territórios que foram tomados no início do conflito. Portanto, a situação ucraniana fica mais complicada.”
Diante de mais uma ofensiva russa, Kiev recebe nesta sexta-feira (3) uma cúpula com a presença de líderes europeus, um movimento de “renovação de votos” em favor da Ucrânia.
Veja também
A Alemanha entra na guerra ao enviar tanques para a Ucrânia?
Em entrevista a Natuza Nery, Tanguy avalia que a percepção de risco dos países apoiadores da Ucrânia também diminuiu com o passar do tempo.
“A Rússia, afinal de contas, não tem uma capacidade tão grande assim para exercer uma ameaça tão severa contra países que eventualmente apoiem a Ucrânia.”
Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto.
Decisão de EUA e Alemanha de enviar tanques à Ucrânia provoca resposta violenta da Rússia
Leave a Reply