• Início
  • Contato

Jornal do Ale

Notícias do Mundo Todo!

  • Enocomia
  • Outros
  • Mundo
  • Tecnologia e Games
  • Turismo e Viagem
  • Ciência e Saúde

Fatou Ndiaye, a influencer que luta contra abuso online após sofrer racismo em escola de elite no Rio 

February 8, 2023 by jornaldoale.com Leave a Comment




Fatou Ndiaye se tornou ativista online após sofrer racismo na escola — e agora inspira outros jovens negros a fazerem o mesmo, dando dicas de como lidar com conflitos nas redes sociais. Fatou Ndiaye, a influencer que luta contra abuso online após sofrer racismo em escola de elite no Rio
Stephanie Vilchez/via BBC
Em maio de 2020, Fatou Ndiaye ficou conhecida por um motivo indesejado: a adolescente negra se viu no centro de um escândalo de racismo em uma renomada escola particular do Rio de Janeiro.
Quase três anos depois, a filha de migrantes senegaleses se estabeleceu como uma jovem ativista, inspirando um debate nacional sobre as relações raciais.
Às vésperas do Dia Internacional da Internet Segura, celebrado em 7 de fevereiro, ela conversou com a BBC sobre os abusos que sofreu nas redes sociais — e como isso a motivou a reagir.
A jovem de 18 anos tem uma agenda movimentada.
Fatou está ocupada planejando seu estudo universitário nos EUA, fazendo malabarismos para conciliar uma série de palestras sobre racismo em escolas e empresas em todo o Brasil por meio da Afrika Academy — consultoria em diversidade criada por ela — e gerenciando suas contas no Instagram e no Twitter (ambas com mais de 100 mil seguidores).
Mas a ativista ainda é mais lembrada por ter sido vítima de racismo no Colégio Franco Brasileiro, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Alguns colegas de turma dela publicaram mensagens racistas em um grupo da escola no WhatsApp em maio de 2020. Embora o teor das mensagens seja inegável, um longo processo judicial ainda está em andamento, e os pais de Fatou optaram por transferi-la para outra escola.
O episódio ganhou destaque na imprensa porque Fatou não apenas denunciou o incidente à polícia, como também falou abertamente sobre a questão nas redes sociais como forma de fomentar a discussão sobre as relações raciais no país.
Ela também inspirou outros jovens negros brasileiros a fazerem o mesmo.
“Por meio das redes sociais e das minhas palestras, estou em contato constante com pessoas que querem participar do debate e começar a questionar as coisas”, afirma Fatou à BBC.
Para as pessoas que se preparam para entrar neste debate, ela sugere duas coisas de cara:
“A primeira é ser autêntico e ser responsável sobre o que eles postam online, pois já há muitas notícias falsas por aí”.
A segunda coisa, explica Fatou, é se preparar para muita trollagem.
“Um grande problema da internet para mim é que as pessoas não conseguem diferenciar comentários negativos do que é, na verdade, um crime de ódio. As pessoas se sentem livres para dizer o que querem sem perceber que muitos dos seus pontos são racistas, xenófobos ou caluniosos.”
Fatou concilia sua presença online com palestras em escolas e empresas
Stephanie Vilchez
Leia também:
Racismo fundiário: negros são maioria no campo, mas têm menos terras do que brancos
‘Exclui o acesso a terras’: autor de ‘Torto arado’ explica o racismo fundiário em entrevista ao g1
Automoderação
Mais de 180 países no mundo comemoraram o Dia Internacional da Internet Segura em 7 de fevereiro, e o tema escolhido para 2023 é “Quer falar sobre isso? Abrindo espaço para conversas sobre a vida online”.
Embora Fatou acredite que as empresas de rede social precisam intensificar suas práticas de moderação e conter o discurso de ódio, ela também vê uma necessidade muito mais urgente de autocontrole por parte do usuário.
“Você tem o direito de discordar de alguém, mas não de atacar alguém. Até que as pessoas entendam isso, não teremos um espaço seguro online.”
Dito isso, Fatou enfatiza aos colegas — e potenciais — ativistas que é importante ser calejado. Ela ressalta que críticas e divergências fazem parte do debate e não devem ser levadas para o lado pessoal.
“Você deve estar preparado para ser questionado e lidar com visões opostas. Aliás, acho isso fundamental para o crescimento da pessoa”, diz ela.
“Sim, algumas pessoas vão te atacar, mas você não deve ter medo delas.”
Isso não significa, no entanto, que essas situações sejam agradáveis — Fatou admite que sua atividade nas redes sociais é capaz de desencadear uma retaliação tão forte que muitas vezes ela evita ler os comentários em suas postagens — algo que ela chama de “mecanismo de defesa”.
“Tenho vários amigos negros que são criadores de conteúdo e acabaram fechando suas contas nas redes sociais porque não suportaram o ódio”, lembra.
“Você tem que aprender de alguma forma a se proteger um pouco.”
‘Cada pessoa que para de postar é uma derrota para a gente’
Fatou diz que criar uma “rede de conscientização” para incentivar as pessoas a denunciarem o discurso de ódio é um passo importante para alcançar alguma paz de espírito, mas ela insiste que dar de ombros também é uma estratégia de defesa.
“Os haters querem conflito e geralmente vêm de sexismo, racismo e pura ignorância em relação aos temas sobre os quais estão questionando outras pessoas. Crimes devem ser levados a sério, não me interpretem mal, mas reações violentas dizem mais sobre as pessoas que me atacam do que sobre o que eu posto.”
A ativista destaca a importância de ser resiliente diante do abuso e não deixar que ele te afaste das redes sociais.
“Cada pessoa que para de postar por causa de haters significa uma derrota para causas como a luta contra o racismo. Se a gente parar de falar sobre temas delicados, é exatamente isso que os haters querem.”
Initial plugin text
Oportunidades – e ameaças – online
Fatou está otimista em relação ao potencial das comunidades online para ampliar o ativismo e engajar as pessoas.
Ela destaca que conseguiu mobilizar apoio nas redes sociais após ser vítima de racismo em 2020, bem antes de a história chegar às manchetes dos jornais.
“Os espaços virtuais ganham cada vez mais importância em nossas vidas. Podemos usar isso para conscientizar sobre racismo e direitos humanos, além de divulgar experiências que às vezes não chegam até você necessariamente por meio da imprensa”, ela acredita.
“No meu caso, por exemplo, as pessoas ficaram sabendo como é ser uma jovem negra e filha de imigrantes africanos no Brasil.”
Mas Fatou também adverte contra deixar o mundo online tomar conta. Ela lembra que a popularidade veio atrelada a muita exposição quando ela tinha apenas 15 anos — e admite que se sentiu oprimida.
“Eu era só uma menina, mas de repente surgiram pessoas me acusando de negligenciar [um determinado] tema ou pessoa. Eu tinha aulas para assistir”, ela ri.
“Para mim, postar conteúdo deve ser algo que você quer fazer — e não algo que você é obrigado a fazer. Você não deve nada a essas pessoas.”
Este texto foi originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx79v9jzw9wo
Assista:
‘Exclui o acesso a terras’, autor de Torto Arado explica o racismo fundiário
Gente do Campo: quilombo Cafundó luta pela terra há 150 anos e mantém viva tradição dos an
Gente do campo: de lavrador a produtor, Ivan teve vida transformada por café especial



Source link

Filed Under: Tecnologia e Games

You May Also Like

Itália bloqueia ChatGPT após suspeita de violação de regras de coleta de dados
Virgin Orbit, empresa de lançamentos espaciais, demitirá cerca de 85% da equipe
Instagram apresenta instabilidade nesta sexta-feira

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Lista Completa de Receitas Low Carb

June 4, 2022 By jornaldoale.com Leave a Comment

A dieta nunca é fácil, mas com o crescimento da Internet, ela definitivamente se tornou mais fácil. Você não precisa ficar sentado folheando livro após livro para encontrar uma boa receita. Agora, você pode simplesmente pesquisar no Google, e centenas de receitas surgem. Muitas receitas vêm com classificações e comentários de leitores que fizeram a […]

8 Mitos irritantes sobre a dieta de baixo teor de carboidratos

May 28, 2022 By jornaldoale.com Leave a Comment

A dieta pobre em carboidratos traz algumas críticas e alguns MYTHS infundados devido a seu enorme sucesso. Esperamos ter erradicado todas essas noções injustificadas de sua mente quando você terminar de ler este artigo na íntegra. Aqui estão os mitos mais comuns associados ao plano de dieta pobre em carboidratos. Eles não estão em nenhuma […]

7 Sensible Ways to turn Diet Right into a Gross sales Machine

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Secondly – Either everyone has to go on the diet or no one. You weight loss diet plan should be one focused on the long term, not the quick fix. Understand that when you first being a new nutrition and exercise plan the weight will come off fast at first, but for most people the […]

How Long Should We Stay At Fitness

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Colon cleansing diet is not some thing a very special diet that has been designed for colon cleansing. The most common thing that needs to be followed while curing or managing any health related disorder is to modify your life style. Perhaps it is due to the media and aMa which glorify the life of […]

Nuts And Beans – Healthy Foods To Go With Your Low Carb Diet

May 27, 2022 By jornaldoale.com

This will help you to eat a more balanced diet and be more active. Weight loss plans that have meal guidelines make it easy to lose weight because you are preparing your own meals while still eating foods that help lose weight. There are a lot of different do’s and don’ts in concern to the […]

7 Tips To Strengthen Your Immunity

May 27, 2022 By jornaldoale.com

People don’t realize the importance of an abs diet so this article focuses on helping you understand that no amount of exercise would be sufficient for you to get your six pack abs unless this is complemented by your adherence to a proper abs diet. A renewed energy after five or six days. Just about […]

Psoriasis – The Best Diet

May 27, 2022 By jornaldoale.com

This diet is efficient in burning lots of calories as compared to other diets. Low carb diets have produced favorable results for millions of people. No one can tell you what you have learned about yourself over the years, and as much as you want to believe that there’s some cookie cutter approach to diets […]

Easy Weight Loss Tips – Make Weight Loss Work For You

May 27, 2022 By jornaldoale.com

First of all, if you suffer from arthritis, any type of lifestyle change including your diet should be discussed thoroughly and approved by your physician. Menu for low fat diet is balanced and provide the body with the necessary nutrients and vitamins; it is recommended not to change it if you want to archive good […]

Hydroxycut Recalled – Another Dieting Shortcut Gone Bad!

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Fish Oil. This diet is best for the heart, as it contains omega 3 fatty acids that are proven to prevent heart disease. Previously we all believed saturated fats were bad for you, and your heart. 4. avoid trans fats, known to raise LDL (bad) cholesterol and bring down HDL (good) cholesterol, while also increasing […]

The Low Fat Diet – Why Did It Fail

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Everyone seems to be on a diet or weight loss program. Don’t just stick with one exercise program. There is no absolute rule in choosing a diet program to follow or the duration it must be taken, but a general rule of thumb suggests to change your diet temporarily (one month or less) in order […]

Seja bem vindo(a) ao Jornaldoale.com, todos os dias você vai encontrar notícias nacionais e internacionais para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no nosso país e ao redor do mundo.

Você vai encontrar diversas notícias sobre tecnologia, turismo viagem, política e também economia, nunca foi tão fácil se manter atualizado!

 

 

Copyright © 2023 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in