O estado da Lousiana, nos Estados Unidos, proibiu a participação de meninas transgênero em esportes na categoria feminina nesta terça-feira (7).
Estados dos EUA governados por políticos do Partido Republicano têm restringido a participação de pessoas transgênero na categoria com a qual elas se identificam.
A lei foi determinada para as escolas e universidades do estado. O Legislativo da Lousiana aprovou a medida (o governador nem mesmo pode votar, porque o projeto foi aprovado com uma maioria significativa).

Escola de Orlando elege a primeira rainha transgênero para o baile
O governador, John Bel Edwards, é do Partido Democrata e é contra a lei. O projeto vai entrar em vigor mesmo sem a assinatura dele.
Grupos de direitos das pessoas trans criticaram o texto por ser uma perseguição a um grupo que já enfrenta discriminação e violência.
Edwards disse que nem mesmo se sabe se uma menina transgênero tentou participar de algum time.
“Eu espero que todos possamos nos dar conta de que essas pessoas jovens estão fazendo o que podem para poder sobreviver, e acho que podemos ser melhores do que esse projeto de lei”, afirmou ele.
No ano passado, Edwards vetou um projeto semelhante.
Outros 10 estados dos EUA aprovaram projetos semelhantes nos últimos meses.
Em março, o chefe do departamento de direitos civis do Departamento de Justiça dos EUA enviou um memorando ao Procurador Geral em apoio às pessoas transgênero.
Leave a Reply