• Início
  • Contato

Jornal do Ale

Notícias do Mundo Todo!

  • Enocomia
  • Outros
  • Mundo
  • Tecnologia e Games
  • Turismo e Viagem
  • Ciência e Saúde

Como a China está acabando com protestos contra restrições da Covid

November 29, 2022 by jornaldoale.com Leave a Comment


Vários manifestantes em Pequim disseram que polícia ligou exigindo informações. Vários manifestantes em Pequim disseram que polícia ligou exigindo informações.
Reuters
Os protestos da China contra as medidas anticovid que eclodiram no fim de semana parecem ter diminuído, à medida que as autoridades começam a reprimi-los.
Em várias cidades, foi registrada forte presença policial, e algumas manifestações foram reprimidas ou nem chegaram a ocorrer.
Surgiram relatos de pessoas sendo interrogadas e seus telefones revistados.
Mas os chineses no exterior continuaram protestando, em pelo menos uma dezena de cidades em todo o mundo.
As manifestações do fim de semana passado cresceram depois que um incêndio em um prédio alto em Urumqi, oeste da China, matou 10 pessoas na semana passada.
Acredita-se que os moradores não conseguiram escapar do incêndio devido às restrições da Covid, mas as autoridades locais contestaram isso.
Como resultado, milhares foram às ruas por dias, exigindo o fim dos lockdowns — alguns até fazendo raros apelos para que o presidente chinês, Xi Jinping, renuncie.
Polícia na ponte do rio Liangma em Pequim na terça-feira – o local de um protesto no fim de semana.
Getty Images
Mas na segunda-feira (28/11), os protestos planejados na capital Pequim não aconteceram depois que forças de segurança cercaram o ponto de encontro.
Em Xangai, grandes barreiras foram erguidas ao longo da principal rota de protesto e a polícia efetuou várias prisões.
Na manhã desta terça-feira (29), policiais eram vistos em ambas as cidades patrulhando áreas onde alguns grupos no aplicativo de mídia social Telegram propuseram novas manifestações.
Um pequeno protesto na cidade de Hangzhou, no sul, na noite de segunda-feira também foi interrompido rapidamente e prisões efetuadas, segundo imagens de mídia social verificadas pela BBC.
Mas em Hong Kong, dezenas de manifestantes reuniram-se no centro da cidade e no campus da Universidade Chinesa de Hong Kong, numa demonstração de solidariedade com os manifestantes da China continental.
Muitos também se aglomeraram do lado de fora das embaixadas chinesas nas principais cidades do mundo, como Londres, Paris e Tóquio, e em universidades nos Estados Unidos e na Europa.
Um especialista sugeriu que os protestos locais provavelmente não cessariam tão cedo.
Mas Drew Thompson, pesquisador sênior visitante da Universidade Nacional de Cingapura, acrescentou que também era importante observar que a polícia chinesa tinha “uma capacidade tremenda… [e] a capacidade da China de controlar esses protestos no futuro… é bem alta”.
Policiais bloquearam rua Wulumuqi em Xangai no domingo para impedir protestos contra a política de covid zero da China.
Getty Images via BBC
Segundo a imprensa, a polícia estava parando as pessoas e revistando suas casas para verificar se elas tinham redes virtuais privadas (VPNs) configuradas, bem como aplicativos como Telegram e Twitter, que são proibidos na China.
Uma mulher disse à agência de notícias AFP que ela e cinco de seus amigos que participaram de um protesto em Pequim receberam telefonemas da polícia, exigindo informações sobre seu paradeiro.
Segundo ela, uma policial visitou a casa de uma amiga dela depois que a mulher não atendeu o telefone e perguntou se ela havia participado do protesto, enfatizando que se tratava de uma “reunião ilegal”.
Não está claro como a polícia pode ter descoberto as identidades dos presentes.
A polícia também deteve jornalistas que cobriam os protestos nos últimos dias. A agência de notícias Reuters disse que um de seus jornalistas foi brevemente detido no domingo antes de ser libertado.
O jornalista da BBC Ed Lawrence também foi detido por várias horas enquanto cobria um protesto em Xangai na mesma noite. O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, descreveu a prisão como “chocante e inaceitável”, acrescentando que a Grã-Bretanha levantaria preocupações com a China sobre sua resposta aos protestos.
A censura aumentou nas plataformas de mídia social chinesas desde os protestos do fim de semana.
Dezenas de milhões de postagens foram filtradas dos resultados da pesquisa. A mídia estatal está reduzindo sua cobertura sobre a covid em favor de histórias otimistas sobre a Copa do Mundo e as conquistas espaciais da China.
É uma cena muito diferente nas plataformas de mídia social ocidentais, que alguns chineses adotaram para compartilhar informações, incluindo conselhos para os manifestantes evitarem a prisão.
Uma conta no Instagram — uma plataforma bloqueada na China e acessível apenas por meio de uma VPN — publicou um “guia de segurança para amigos em Xangai e em todo o país” e incluiu dicas como usar roupas de cores escuras para anonimato e trazer óculos de proteção e água, caso gás lacrimogêneo seja disparado.
O governo chinês não se manifestou formalmente sobre os protestos.
Dilema para o governo de Xi
Análise de Tessa Wong, BBC News, Cingapura
O governo poderia ouvir os manifestantes e relaxar sua política de restrições contra covid?
Fazer isso agora — minimizando mortes e infecções — seria difícil, devido às baixas taxas de vacinação entre os idosos do país, à falta de vacinas domésticas altamente eficazes e à contínua recusa do governo em usar vacinas estrangeiras.
A China recentemente afrouxou um pouco as medidas, reduzindo períodos de quarentena e parando de registrar contatos secundários.
Mas o relaxamento das medidas provoca inevitavelmente um salto de infecções e mortes.
E isso é algo que as autoridades chinesas ainda parecem não querer aceitar.
A China continua sendo a única grande economia com uma política de covid zero, com as autoridades locais reprimindo até mesmo pequenos surtos com testes em massa, quarentenas e confinamentos rápidos.
Embora a China tenha desenvolvido suas próprias vacinas para a covid, elas não são tão boas quanto a tecnologia de mRNA — como as vacinas Pfizer e Moderna — usadas em outros lugares.
Duas doses da vacina Pfizer/BioNTech oferecem 90% de proteção contra doenças graves ou morte, contra 70% com a Sinovac da China.
Polícia construiu barreiras para evitar protestos.
Getty Images via BBC
As vacinas também não foram dadas a um número suficiente de pessoas. Poucos idosos — que têm maior probabilidade de morrer de covid — foram imunizados.
Também há pouca “imunidade natural” de pessoas que sobrevivem a infecções como consequência da interrupção do vírus.
Isso significa que novas variantes se espalham muito mais rapidamente do que o vírus que surgiu há três anos e há um risco constante de ser importado de países que estão deixando o vírus se espalhar.
– Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63793782

Source link

Filed Under: Mundo

You May Also Like

Forte terremoto atinge região central da Turquia deixando dezenas de pessoas sobre e escombros e 10 mortos
Multidão de dinamarqueses protesta nas ruas contra possível abolição de feriado nacional | Mundo
As avalanches que mataram 10 turistas na Áustria e na Suíça

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Lista Completa de Receitas Low Carb

June 4, 2022 By jornaldoale.com Leave a Comment

A dieta nunca é fácil, mas com o crescimento da Internet, ela definitivamente se tornou mais fácil. Você não precisa ficar sentado folheando livro após livro para encontrar uma boa receita. Agora, você pode simplesmente pesquisar no Google, e centenas de receitas surgem. Muitas receitas vêm com classificações e comentários de leitores que fizeram a […]

8 Mitos irritantes sobre a dieta de baixo teor de carboidratos

May 28, 2022 By jornaldoale.com Leave a Comment

A dieta pobre em carboidratos traz algumas críticas e alguns MYTHS infundados devido a seu enorme sucesso. Esperamos ter erradicado todas essas noções injustificadas de sua mente quando você terminar de ler este artigo na íntegra. Aqui estão os mitos mais comuns associados ao plano de dieta pobre em carboidratos. Eles não estão em nenhuma […]

7 Sensible Ways to turn Diet Right into a Gross sales Machine

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Secondly – Either everyone has to go on the diet or no one. You weight loss diet plan should be one focused on the long term, not the quick fix. Understand that when you first being a new nutrition and exercise plan the weight will come off fast at first, but for most people the […]

How Long Should We Stay At Fitness

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Colon cleansing diet is not some thing a very special diet that has been designed for colon cleansing. The most common thing that needs to be followed while curing or managing any health related disorder is to modify your life style. Perhaps it is due to the media and aMa which glorify the life of […]

Nuts And Beans – Healthy Foods To Go With Your Low Carb Diet

May 27, 2022 By jornaldoale.com

This will help you to eat a more balanced diet and be more active. Weight loss plans that have meal guidelines make it easy to lose weight because you are preparing your own meals while still eating foods that help lose weight. There are a lot of different do’s and don’ts in concern to the […]

7 Tips To Strengthen Your Immunity

May 27, 2022 By jornaldoale.com

People don’t realize the importance of an abs diet so this article focuses on helping you understand that no amount of exercise would be sufficient for you to get your six pack abs unless this is complemented by your adherence to a proper abs diet. A renewed energy after five or six days. Just about […]

Psoriasis – The Best Diet

May 27, 2022 By jornaldoale.com

This diet is efficient in burning lots of calories as compared to other diets. Low carb diets have produced favorable results for millions of people. No one can tell you what you have learned about yourself over the years, and as much as you want to believe that there’s some cookie cutter approach to diets […]

Easy Weight Loss Tips – Make Weight Loss Work For You

May 27, 2022 By jornaldoale.com

First of all, if you suffer from arthritis, any type of lifestyle change including your diet should be discussed thoroughly and approved by your physician. Menu for low fat diet is balanced and provide the body with the necessary nutrients and vitamins; it is recommended not to change it if you want to archive good […]

Hydroxycut Recalled – Another Dieting Shortcut Gone Bad!

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Fish Oil. This diet is best for the heart, as it contains omega 3 fatty acids that are proven to prevent heart disease. Previously we all believed saturated fats were bad for you, and your heart. 4. avoid trans fats, known to raise LDL (bad) cholesterol and bring down HDL (good) cholesterol, while also increasing […]

The Low Fat Diet – Why Did It Fail

May 27, 2022 By jornaldoale.com

Everyone seems to be on a diet or weight loss program. Don’t just stick with one exercise program. There is no absolute rule in choosing a diet program to follow or the duration it must be taken, but a general rule of thumb suggests to change your diet temporarily (one month or less) in order […]

Seja bem vindo(a) ao Jornaldoale.com, todos os dias você vai encontrar notícias nacionais e internacionais para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no nosso país e ao redor do mundo.

Você vai encontrar diversas notícias sobre tecnologia, turismo viagem, política e também economia, nunca foi tão fácil se manter atualizado!

 

 

Copyright © 2023 · Magazine Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in