Após eleição disputada, Tinubu mantém partido do atual presidente no poder. Bola Tinubu, de chapéu vermelho, em 21 de fevereiro de 2023
Sunday Alamba/AP
A Comissão Eleitoral da Nigéria declarou, nesta quarta-feira (1º), que o candidato Bola Tinubu foi eleito presidente. O resultado vem após uma eleição equilibrada.
A vitória de Tinubu estende o controle do Partido do Congresso Todos os Progressistas (APC) sobre o poder no principal produtor de petróleo do continente africano e na nação mais populosa. Tinubu herda, porém, uma série de problemas do atual presidente Muhammadu Buhari, que também é do APC.
O ex -governador do centro comercial Lagos recebeu 8,79 milhões de votos. Seu principal adversário, da oposição, Atiku Abubakar, conquistou 6,98 milhões de votos. Peter Obi, um outsider popular entre os eleitores mais jovens, ganhou 6,1 milhões de votos.
A lei eleitoral da Nigéria diz que um candidato pode vencer apenas obtendo mais votos do que seus rivais, desde que recebam 25% dos votos em pelo menos dois terços dos 36 estados e da capital federal Abuja, feito conquistado por Tinubu.
Leave a Reply